segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Balneário Municipal de Guaíra SP Polycarpo Cardoso da Silveira 2022 - Reinauguração do Balneário Municipal é símbolo do resgate do patrimônio Guairense - dia 28 de março de 2022 - Blog Ernani Carreira - NetGuairaSP

Balneário Municipal Guaíra SP 2022

Balneário Polycarpo Cardoso da Silveira Guaíra SP

Guaíra Estado de São Paulo

Fotos Ernani Carreira Fotografo e Cinegrafista Documentarista

Reinauguração dia 28 de março de 2022, segunda-feira, às 9:00 horas am.

Balneário será reinaugurado segunda-feira, dia 28

O prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior vai entregar o balneário completamente reformado com duchas para banhos, solário e área de lazer, para uso da população de Guaíra e dos turistas.

A água do poço do balneário já serviu para abastecimento público nas décadas de 1950 e 1960, mas, hoje a água de ótimo padrão de qualidade é considerada solução alternativa.

As pessoas captam a água e levam para casa.

A partir desta reinauguração, podem usufruir da água com as duchas que foram instaladas em dois ambientes separados para homem e para mulher.

A água do balneário passa por análise todos os dias quanto à cor, turvidez e presença de cloro que é adicionado para consumo mais seguro.

Também é feita uma análise semanal mais detalhada e duas outras vezes todos os anos para observar os parâmetros que a legislação exige.

A análise sempre encontra tudo dentro do padrão:

quanto à cor, turvidez, cloro e bactéria; semanalmente quanto à presença de metais e condutividade e semestralmente abordando todos os parâmetros, de agrotóxico, metais pesados, orgânicos, invariavelmente apresentando resultados rigorosamente dentro do padrão, informa a química Adriana Martins Peres Borba.

A ÁGUA

A química Adriana informou que a água do poço tem grau de alcalinidade acima de 10,0, ante o PH normal apontado pelo Ministério da Saúde entre 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo.

HISTÓRICO

O Balneário foi construído em 1982 pelo prefeito Aloizio Lelis Santana, sob o projeto do arquiteto Nivaldo Gomes e funcionou durante vários anos como atração turística e uso frequente dos guairenses.

Depois de alguns anos foi desativado e voltou a funcionar em 2008 com obras de adaptação no governo de Sérgio de Mello, seguindo projeto arquitetônico de Fernando Watanabe, mas, ficou novamente inativo por cerca de 12 anos.

Agora está pronto para ser reinaugurado pelo prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior.

A reforma foi feita pelo Departamento de Esgoto e Água sob supervisão do diretor José Mauro Caputi Júnior.

Fonte: Facebook Fanpage Prefeitura Municipal de Guaira Estado de São Paulo.

 


Vídeo Balneário de Guaíra SP 




Vídeo Balneário em Guaíra SP



Fotos Ernani Carreira Fotografo e Cinegrafista Documentarista

Guaíra Estado de São Paulo

Reinauguração do Balneário Municipal é símbolo do resgate do patrimônio Guairense

No próximo dia 28 de março acontecerá a reinauguração do Balneário Municipal “Polycarpo Cardoso da Silveira”, um patrimônio histórico da cidade que fez parte de tardes de lazer de muitos cidadãos que procuraram por banhos nas duchas de alta pressão do local.

Foi, durante muitos anos, um local de encontro da comunidade, independente de classe social.

O Balneário Municipal que algumas pessoas afirmam ter água com propriedades medicinais passou por algumas reformas em gestões anteriores.

A última de grandes proporções ocorreu na gestão do ex-prefeito Sérgio de Mello.

Mas, por um erro de cálculo ou planejamento das tubulações de água, os banheiros não puderam ser utilizados pela população.

Na mesma gestão foi adquirida uma máquina de envasar água que custou cerca de R$ 70 mil aos cofres públicos.

A proposta era retornar com uma a “Água Guaíra” que serviria a escolas e departamentos públicos.

Sérgio de Mello deixou o governo em 2016 e não conseguiu colocar a máquina para funcionar.

Seu sucessor, o ex-prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, também não.

Mesmo com uma estrutura magnífica de banheiros para banho, o Balneário serviu apenas para que as pessoas pudessem levar para casa sua própria água em galões e garrafas.

Passaram quase nove anos, e o Departamento de Água e Esgoto de Guaíra (DEÁGUA), através de seu diretor José Mauro Caputi Júnior, assume o desafio de colocar o local em operação.

Utilizando mão de obra própria, primeiro foi instalada a máquina de envasar água.

O vídeo com copos selados sendo colocados em uma bandeja giratória, chamou a atenção nas redes sociais.

Posteriormente, as duchas dos banheiros, com a mesma pressão original, foram mostradas em outro vídeo, resgatando um sentimento positivo que o patrimônio público estava sendo resgatado.

No próximo dia 28 de março, mês que comemoramos além do Dia Internacional da Mulher, o Dia da Água, no próximo 22, a administração do prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, o Junão, irá reinaugurar o Balneário Municipal e entregá-lo para a população Guairense.

Ainda existem algumas questões ainda a serem definidas pela administração municipal, dentre elas como será organizado o uso da população, se haverá cobrança para ter acesso aos banhos e também a destinação da produção da água que é envasada pela máquina.

Existiu no passado, inclusive, a boa proposta que o Balneário fosse gerido por uma entidade assistencial do município.

Mas, o certo é que a inauguração do Balneário Municipal se torna o símbolo do resgate do patrimônio do Guairense.

Que com esta ação venha outras em seguida, como a preservação do Parque Ecológico Maracá, transformar o zoológico em Bioparque, retornar às atividades da FANEGAL e quem sabe, no futuro, retornar com a Gincana no dia 18 de maio.

Fonte: Jornal O Guaíra

11-03-2022 – sexta-feira – Edição 64.064.


Facebook NetGuairaSP clique 

((( clique ))) 


Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2010 2022

Home 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário