terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Nova Placa de Veículos no Brasil unificado com o MERCOSUL - - Novo Modelo de Placas que será aplicado no Brasil - - O Novo Modelo será obrigatório em todos os emplacamentos de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus - - Resolução nr 510 de 27 de novembro de 2014 Estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão estabelecido para o MERCOSUL - - Blog Ernani Carreira

Home

CNH e CRLV vão mudar em 2015
((( Clique )))

Novos modelos de CNH CRLV CRV a partir de junho
Carteira Nacional de Habilitação CNH - Certificado de Registro de Veículo CRV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo CRLV.
Alterações serão obrigatórias para documentos emitidos a partir de 1º de julho de 2015...clique



Novo Modelo de Placas que será aplicado no Brasil

Brasil terá novo modelo de Placas de Veículos unificado com o MERCOSUL
Nova Placa Veículos no Brasil Placa MERCOSUL

Automóveis, Motocicletas, Caminhões e Ônibus.

Novo Modelo de Placa de Veículos que será adotado no Brasil em 2016, modelo de Placa em comum com o MERCOSUL, padrão MERCOSUL.

O Departamento Nacional de Trânsito publica os Modelos das Placas que entrarão em circulação a partir de janeiro de 2016.

O Novo Modelo será obrigatório em todos os emplacamentos de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus.

Veículos transferidos de município ou com troca de categaria também precisarão fazer a mudança.

Pela primeira vez, os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) adotarão licenças em padrão unificado.

O novo modelo terá quatro letras e três algarismos estampados em chapa de alumínio, diferente da placa brasileira atual (de três letras e quatro algarismos).

Os algarismos e letras serão distribuídos de forma aleatória o que, segundo o DENATRAN, permitirá mais de 450 milhões de combinações, contra as pouco mais de 175 milhões do atual modelo brasileiro. A nova placa terá as mesmas medidas utilizadas hoje no Brasil, ou seja 40cm de comprimento por 13cm de largura.

O fundo será branco e haverá uma tarja azul na parte superior. Lá estarão o emblema do Mercosul e a Bandeira e o nome do País do veículo.

No canto direito da parte branca, estarão as bandeiras do estado e o brasão da cidade onde o carro está registrado.

O fundo será sempre branco. Já a cor de letras e números muda de acordo com a categoria do veículo: preta para os carros particulares e vermelha para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem.

Serão, ainda, azul para os carros oficiais, e dourada para carros diplomáticos e consulares, verde para veículos especiais (teste de fabricantes, por exemplo) e na cor prata para carros de coleção.

Os diversos elementos de segurança visam coibir as possíveis clonagens de veículos.
No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional baseado na identificação do fabricante, na data de fabricação e no número serial da placa.
A intenção é que, no futuro, exista uma integração entre os bancos de dados de veículos do Mercosul.

Essa ação permitirá um controle mais rigoroso do transporte de cargas, transporte de passageiros e também de carros particulares entre esses países.

Saiba o que muda nas novas placas a partir de 2016:

1- Mais letras e menos números
Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa

2- Cada um com a sua cor
A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado

3- Estado e cidade com nome e brasão
O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões

4- Tamanho
A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cm de comprimento por 13 cm de largura).

5- Contra falsificações
Marcas d'água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações;

6 - Quem terá que trocar
O modelo será adotado a partir de 2016 para novos emplacamentos. Para quem tem carro já emplacado, a troca é opcional. Segundo o órgão, o preço será mantido.
O objetivo da mudança é ampliar o número de combinações. Segundo o Denatran, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro.

Os veículos novos terão modelo brasileiro de placas veiculares no padrão Mercosul a partir de janeiro de 2016.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), órgão do Ministério das Cidades, apresentou o novo modelo aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) por meio da Resolução 510, de 27 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União.

RESOLUÇÃO N.º 510, DE 27 DE NOVEMBRO 2014.
Estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão estabelecido para o MERCOSUL.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, no uso da competência
que lhe confere o artigo 12, inciso I, da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro e nos termos do disposto no Decreto n.º 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito
Considerando o disposto no art. 115 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB que
estabelece que o CONTRAN definirá os modelos e especificações dos lacres e das placas de identificação dos veículos.
Considerando o disposto na Resolução MERCOSUL do Grupo Mercado Comum nº
33/14, que estabelece a patente e sistema de consultas sobre veículos do MERCOSUL

Fonte Internet





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário