Horário de Verão (2010-2011) terá início à zero hora do dia 17 de outubro e terminará à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011 (20/02/2011).
Sábado dia 16 as 24h00, para domingo 17, as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigora deverão adiantar seus relógios em uma hora.
O horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro.
Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Como conseqüência ocorre uma maior segurança e confiabilidade operativa do sistema nas horas mais críticas, minimizando a necessidade de investimentos para atendimentos sazonais em áreas localizadas, evitando-se também a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.
A previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é que haja uma redução entre 4% e 5% na demanda no horário de pico, cerca de 2 mil MW. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução na demanda deve chegar a 1.790 MW, o que equivale a uma cidade com 5 milhões de habitantes. Já na região Sul, a estimativa de redução é de 528 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes
Além do Distrito Federal, a medida abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano nesses estados.
A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.
O que é o Horário de Verão?
Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.
Qual a vantagem do Horário de Verão?
Redução do consumo de luz artificial, conseqüentemente do consumo de energia elétrica, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde.
Em quais estados se aplica o Horário de Verão?
O Horário de Verão no Brasil é aplicado nos estados do DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).
Fim do Horário de Verão as 24h00 do dia 20 de fevereiro de 2011
No fim do Horário de Verão, à meia-noite de sábado ( 20-02-11 ) para o domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as "onze horas". Você recupera a hora perdida do início do Horário de Verão e pode aumenta o happy-hour por mais uma hora
Você sabia?
· Horário de verão, em inglês, é chamado "Daylight Saving Time";
· Que apesar do incômodo mais de 70% da população aprova a medida;
· Foi constatado por pesquisa que as horas a mais de lazer propiciaram aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores;
· O período médio de adaptação ao Horário de Verão é de oito dias;
· O primeiro Horário de Verão no Brasil foi em 1931;
· O Horário de Verão têm sido instituído anualmente desde 1985;