terça-feira, 1 de setembro de 2020

Fotos Fogo Mata do Thais Guaíra SP Mata Residencial Thais Guaíra SP - - Vamos reflorestar cuidar e preservar as matas que ainda temos. Não derrubar, não queimar, não jogar lixo. Preservar uma área com tamanha riqueza natural. A Mata do Residencial Thais é um espaço de APP Área de Preservação Permanente, Preservação da Fauna e da Flora - - Blog Ernani Carreira Guaira SP

Home
Fotos Fogo Mata do Thais Guaíra SP
Mata Residencial Thais Guaíra SP
Mata Bairro Thais Guaíra SP
 


Álbum de Fotos Fogo Mata do Thais, completo...clique

Vamos reflorestar cuidar e preservar as matas que ainda temos.
Não derrubar, não queimar, não jogar lixo.
Preservar uma área com tamanha riqueza natural.

A Mata do Residencial Thais é um espaço de APP Área de Preservação Permanente, Preservação da Fauna e da Flora, ou seja, que abriga espécies de árvores que são próprias de nossa região, além de outras e conta também com alguns moradores muito especiais, que são entre outros, pequenos micos, a área verde está inserida em três bairros.

Moradores pedem construção de calçada do lado da Mata do Bairro Thais e outros.

Moradores dos Bairros vizinhos a Mata pedem a construção de calçada em torno da Mata que margeia os Bairros e posteriormente transforma-la em Reserva Florestal e Bosque Urbano.

A proposta de transformar a Mata do Thais em Reserva Florestal e Bosque Urbano.

Projeto Reserva Florestal e Bosque Urbano



Fotos Ernani Carreira Fotografo Documentarista

Fogo compromete mais de 90% da Mata do Thaís

Mal deu tempo da notícia acerca de uma verba de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para urbanização da Mata do Thaís chegar em Guaíra, no domingo,  dia 3, a reserva de vegetação silvestre ardeu em fogo e foi praticamente devastada.

O incêndio que começou no meio da tarde só foi debelado por guardas municipais e outros funcionários da Prefeitura, com ajuda de equipes das usinas tarde da noite.

O clima e a grande quantidade de material seco dificultam o controle das chamas.

Estimativas da Defesa Civil apontam que a APP Área de Preservação Permanente  deve demorar pelo menos dois anos para se recuperar do incêndio.




Álbum de Fotos Fogo Mata do Thais, completo...clique













Fotos Ernani Carreira Fotografo Documentarista














Álbum de Fotos Fogo Mata do Thais, completo...clique










A tarde de domingo foi de muita fumaça e fogo na região.

Canaviais próximos à rodovia Assis Chateubirand também foram vítimas de incêndios. Há relatos de focos de fogo em Barretos, Bebedouro e  Colômbia.

Notícia na FanPage do Jornal O Guaíra, segunda-feira, dia 4, dava conta de que um homem foi preso em Morro Agudo suspeito de causar fogo nas plantações de cana no município.

Ainda no final do mês de julho e meados do mês de agosto, outra reserva urbana sofreu com as queimadas.

Dois incêndios praticamente desolaram a reserva do Portal do Lago, uma mata ciliar do Córrego da Antas, afluente na bacia do Ribeirão do Jardim.

A verba para urbanização da mata do Thaís foi empenhada pelo Governo do Estado de São Paulo, com intermediação do deputado, Roberto Engler por solicitação da bancada do PSDB na Câmara dos Vereadores.

Fotos tiradas no dia 13 de maio de 2017








Fotos Ernani Carreira Fotografo Documentarista

Álbum de Fotos Fogo Mata do Thais, completo...clique







Álbum de Fotos Fogo Mata do Thais, completo...clique





Fotos Ernani Carreira Fotografo Documentarista


Entre outras benfeitorias estão previstos o calçamento do passeio público e cercamento da floresta.

Conforme nota-se nas fotos feitas pela GCM/Defesa Civil os frequentes focos de fogo no horto, já abriram grandes clareiras, empobrecendo a diversidade flora e, consequentemente, fauna.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio da Silva espera que com a criação de uma Brigada de Incêndio do Município o combate ao fogo se torne mais ágil.

Guaíra não tem Corpo de Bombeiros estadual (da PM) e os incêndios são combatidos pela Guarda Municipal e auxilio das usinas. 

O projeto de lei da brigada já foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e é intenção do município montar o grupo de combate às queimadas.

Importante salientar que atear fogo em terrenos vagos, áreas institucionais, de preservação ou plantações é crime ambiental.

Fonte Site Prefeitura Guaíra SP...clique

Publicado segunda-feira, 4 de setembro de 2017



Mata do Bairro Thaís será revitalizada

O prefeito José Eduardo Coscratto Lélis (PSDB) juntamente com os vereadores do PSDB  Bia Junqueira (PSDB), Edvaldo Morais (PSDB), Jorge Domingos Talarico (PSDB), José Natal Pereira (PSDB) e Rafael Talarico (PSDB), solicitou ao Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do deputado estadual Roberto Engler, o recurso R$ 200 mil para a revitalização da Mata do residencial Thaís. A assinatura  do Convênio foi  assinado na tarde desta quinta-feira (31), em São Paulo e o repasse deve ser feito nos próximos dias para a Prefeitura do Município de Guaíra.


A parceria foi firmada em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes e comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O prefeito José Eduardo e os vereadores Jorge Domingos Talarico e Rafael Talarico participaram da celebração do convênio. O dinheiro será utilizado para a construção de alambrado, calçamento e quiosque em área verde do Residencial Taís.

“Por mais de uma vez, o prefeito José Eduardo e os vereadores do PSDB nos procuraram ressaltando a importância desse investimento. É motivo de grande alegria saber que o convênio assinado hoje garante o apoio do Governo do Estado para essa obra”, disse o deputado Roberto Engler.

“Temos um terreno amplo que, agora, poderá ser transformado em espaço de convivência da população. A Prefeitura vai acrescentar uma parcela de recursos próprios para que a cidade possa contar com essa nova importante área de lazer”, afirmou o vereador Edvaldo Morais.

O Prefeito José Eduardo Coscrato Lélis agradece o governo do Estado por esse recurso e ressalta que há anos a revitalização da Mata do bairro Thais é um reivindicação da população, “a revitalização a mata do residencial Thaís oferecerá á população um espaço ecológico para a prática de esportes e contato com a natureza, oferecendo qualidade de vida aos cidadãos”, ressaltou Lélis.

Fonte Site Prefeitura Guaíra SP...clique
Publicado dia 01 de setembro de 2017, sexta-feira.


Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2010 2017
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário