Blog Ernani Carreira Guaíra SP

Blog Ernani Carreira Guaíra SP

sábado, 1 de abril de 2017

Baú dos 100 anos Monumento aos 80 Anos Escultura DNA Guaíra SP - Baú 100 Guaíra SP - Blog Ernani Carreira 2010 2017

Home
Baú dos 100 anos
Monumento aos 80 Anos
Escultura DNA Guaíra SP
ADN em português é a sigla para ácido desoxirribonucleico 



Monumento de comemoração dos oitenta anos de emancipação político-administrativa do Município de Guaíra SP 





Fotos Ernani Carreira Fotografo Documentarista 



Baú dos 100 anos
Lei Ordinária Municipal nº 2.448, de 13 de maio de 2010

Altera o Artigo 2ª da Lei Ordinária nº 2.414, de 10-12-2009, que estabelece as normas para a proteção dos documentos acondicionados no “Baú dos 100 anos”.

JOSÉ CARLOS AUGUSTO, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GUAÍRA, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, FAZ SABER; O POVO DO MUNICIPIO DE GUAÍRA, POR SEUS REPRESENTANTES, RESOLVEU E EU EM SEU NOME SANCIONO A SEGUINTE LEI; Art. 1º Fica alterado o art. 2º da Lei Ordinária nº 2.414, de 10/12/09, que passa a ter a seguinte redação:

Art. 2° O ‘Baú dos 100 anos’ será enterrado ao lado do monumento de comemoração dos oitenta anos de emancipação político-administrativa do Município de Guaíra, que deverá ser construído após realização de concurso destinado à seleção do projeto e inaugurado até 18.05.2011.

Art 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Prefeitura do Município de Guaíra, 13 de maio de 2010.

José Carlos Augusto Prefeito Municipal Publicada e registrada na Secretaria da Prefeitura do Município de Guaíra, na data supra.
Welington Batista Lourenço Diretor Interino de Secretaria

LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL N° 2414, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009.

Art. 2° O Baú dos 100 anos será enterrado ao lado do monumento de comemoração
dos oitenta anos de Emancipação Político-administrativa do Município de Guaíra a ser
construído após concurso de projeto e inaugurado na data 18.05.2010.

Fonte Internet

Monumento
Os monumentos são geralmente construídos com o duplo propósito de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre, e, simultaneamente, criar um objecto artístico que aprimorará o aspecto de uma cidade ou local.
Estruturas funcionais que se tornaram notáveis pela sua antiguidade, tamanho ou significado histórico, podem também ser consideradas monumentos.

Obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento.








Baú dos 100 anos! O Monumento aos 80 Anos de emancipação política de Guaíra.

A construção de um monumento histórico que possa lembrar às gerações futuras a força do município em suas oito décadas de emancipação foi uma determinação do prefeito José Carlos Augusto.

O chefe do executivo defende que a cidade merece um marco arquitetônico em homenagem à maturidade político-administrativa de Guaíra.

De cinco projetos inscritos, o escolhido com a maior nota foi o do arquiteto guairense Camilo Geraldo Garcia Prado.

A escultura de Camilo lembra as cadeias helicoidais do DNA humano, apontadas para cima, como se o arquiteto quisesse mostrar o desenvolvimento da identidade do município ao longo da evolução de sua história.

O projeto traz também o "Baú dos 100 anos", construído junto ao monumento.

No baú, cidadãos guairenses depositaram cartas destinando mensagens a familiares e amigos que deverão ser abertas daqui a 19 anos, durante o Centenário de Guaíra. 

O baú será lacrado e enterrado para ser aberto somente em 2029. A Coordenadora Municipal de Cultura, Maria Aparecida André de Oliveira, destacou a importância do monumento. 

Fonte: Jornal O Guaíra 30/05/2010




Fotos Ernani Carreira Fotografo Documentarista 




Monumento em comemoração aos 80 anos de Guaíra SP

Terra generosa e água farta, propiciando grandes realizações a um povo laborioso.

Camilo Geraldo Garcia Prado – Arquiteto

Aqui se encontra o Baú dos 100 anos com sonhos, desejos e anseios dos guairenses.

José Carlos Augusto Prefeito
Edvaldo Donizete Morais Vice-prefeito

Prefeitura do Município de Guaíra SP
Administração 2009 2012
Maio 2010




ADN ou ADN em português é a sigla para ácido desoxirribonucleico, que é um composto orgânico, cujas moléculas contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.
O principal papel do ADN DND é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
RNA é a sigla para ácido ribonucleico, que é o responsável pela síntese de proteínas da célula.
O RNA é formado geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado, e as moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA.
O DNA se encontra no núcleo das células de um organismo, no interior dos cromossomos, menos nas hemácias (glóbulos vermelhos), que não possuem núcleo.
Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

DNA mitocondrial

Existe também o DNA mitocondrial, que não se encontra no núcleo das células, e sim na mitocôndria. O material genético mitocondrial é herdado exclusivamente da parte materna.
Muitas vezes o DNA mitocondrial permite obter informação sobre um ser, mesmo que estejam em estado avançado de degradação.



Fotos Ernani Carreira Fotografo Documentarista  


Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2010 2017
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário