sábado, 13 de fevereiro de 2016

ETEC de Guaira SP inaugurada - - dia 11 de fevereiro de 2016 ocorreu a cerimônia para marcar a aula inaugural da ETEC Escola Técnica Estadual de Guaíra Professora Maria Auxiliadora Lelis Alves - - Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2016

Home
ETEC de Guaíra SP inaugurada
11 de fevereiro 2016
Aula inaugural marca conquista da ETEC de Guaíra SP

A ETEC inicia suas atividades em nossa cidade 120 alunos nos cursos de ETIM  Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, em período integral, das 7h às 16h e Técnico em Administração e em Informática no período noturno.

Na quarta-feira, dia 11, ocorreu a cerimônia para marcar a aula inaugural da ETEC Escola Técnica Estadual de Guaíra Professora Maria Auxiliadora Lelis Alves.
Na cerimônia participaram prefeito, Sérgio de Mello, a primeira dama, Selma Alves Mello e os vereadores:

Eliana da Maracá, Dra. Bia, Natal Pereira, Susete Barini, Moreti e Netinho Nogueira, além do coordenador da ETEC de Guaíra, Cassiano Figueiredo e representando a secretária municipal de educação, o diretor de Ensino, professor Valterson de Deus Caetano.

Em seu pronunciamento o prefeito declarou:

O dia 11 de fevereiro de 2016 será um marco para o ensino profissionalizante em Guaíra, com a aula inaugural da nossa primeira escola técnica, a ETEC.
Tenho que agradecer aos vereadores e outros agentes políticos que se empenharam para esta conquista, como o Moreti, o Neto Nogueira, Deputado Roberto Engler, o Edvaldo Morais e o Renato Moreira.

Em suma a ETEC foi uma conquista suprapartidária, conquista do município. Mostra que independente das diferenças ideológicas podemos nos unir em benefício de Guaíra SP.
A instalação de uma ETEC em Guaíra começou a ser ventilada há pelo menos 10 anos.
Um grande passo foi a instalação de cursos em salas descentralizadas do Centro Paula Souza.

Foram Cursos de Técnico em Agroindústria e o de Instrumentação e Equipamentos Industriais.

Turmas ligadas a ETEC Rafael Brandão de Barretos no ano de 2005.

Cursos que ocorreram no prédio da EMEF Vicencina Vaccaro Morsoleto, que abriga alunos do ensino fundamental no período diurno e no noturno funcionou como sede para as salas descentralizadas e faculdade semipresencial.

Naquela época o prefeito, Sérgio de Mello fez o primeiro pedido oficial de uma ETEC para Guaíra junto ao Centro Paula Souza.

Houve surpresa por parte da direção do Paula Souza ninguém ter tentado uma escola técnica pública para a cidade, que é nacionalmente conhecida por sua pujança de agricultura altamente tecnificada e um gigantesco parque industrial do setor sucroalcooleiro. 

Antes de dispor o prédio da Maria Auxiliadora, a gestão de Mello ofereceu para o Estado um terreno de 12 mil m2 no bairro Eldorado.

No entanto a falta de recursos do governo estadual e a baixa quantidade de alunos da escola municipal fez com que Prefeitura e Estado optassem pelo prédio, da então, escola municipal.


O prefeito, Sérgio de Mello informou que a partir do segundo semestre outros cursos devem ser implantados.

A conquista da ETEC suplanta a necessidade de cursos técnicos no município. Instalada no bairro Bom Jesus a unidade será a primeira a oferecer ensino médio para os moradores da zona sul da cidade, onde estão localizados bairros antigos e populosos como o próprio Bom Jesus, Jardim Alegria e Eldorado.

Com o crescimento recente da cidade somam-se a esses os loteamentos mais jovens: Jardim Nádia 1,2,3 e 4, Thobias Landim, Morada do Sol, Portal do Lago e Reynaldo Stein.
O Prédio da escola Maria Auxiliadora foi mobiliado e equipado para receber os novos alunos que desde a quarta-feira, dia 11, já freqüentam as aulas na escola técnica pública do município.

A ETEC Escola Técnica Estadual de Guaíra Professora Maria Auxiliadora Lelis Alves será mais uma das 220 unidades coordenadas pelo Centro Paula Souza. São escolas de ensino médio e técnico distribuídas por 161 municípios paulistas.

As ETECs atendem no Estado de São Paulo mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Técnico integrado ao Médio e Médio, distribuídos nos 137 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços.

Este número inclui 5 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 2 cursos técnicos na modalidade on-line, 27 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte Departamento Comunicação e Site Prefeitura de Guaíra SP

Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2016
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário