segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Dengue Chikungunya Zica Vírus Guaira SP - - Arrastão contra a Dengue Guaira SP 1.054 casos confirmados ano de 2015 Força Tarefa Combate ao Aedes aegypti - - Blog Ernani Carreira Guaira SP 2016

Home 
Arrastão contra a Dengue Guaira SP
1.054 casos confirmados ano de 2015

Força Tarefa Combate ao Aedes aegypti




Se o mosquito da Dengue pode MATAR, ele não pode NASCER


Arrastão

O arrastão começa na próxima semana:
Dia 28, 29 e 30 de dezembro, para no feriado do  Ano Novo, e volta depois no dia 4 de janeiro, permanecendo até percorrer todas as residências da cidade.

Este arrastão de limpeza ocorre no período da manhã.


Com 1.054 casos confirmados de dengue no ano de 2015, a Prefeitura e a SUCEN Superintendência de Controle de Endemias promovem no final de dezembro e mês de janeiro de 2016 uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor.

Com o lema:

SE O MOSQUITO DA DENGUE PODE MATAR, ELE NÃO PODE NASCER, uma série de medidas serão tomadas, em regime de urgência neste período.

ARRASTÃO

A ação pontual e imediata é a realização de um amplo arrastão de limpeza em toda a cidade.

Com as equipes de Controle de Vetores, agentes de saúde e Limpeza Pública trabalhando juntos.

A metodologia recomendada pela Sucen foi a setorização, com o pessoal da saúde atuando em suas zonas de atuação.

Para maior agilidade haverá a divulgação com carros de som a par e passo à operação.

O arrastão começa na próxima semana: 28, 29 e 30 de dezembro, para no feriado do  Ano Novo, e volta depois no dia 4 de janeiro, permanecendo até percorrer todas as residências da cidade.

Este arrastão de limpeza ocorre no período da manhã.




Assim consegue encontrar um maior número de moradores em casa e, por outro lado, é menos fatigante para os servidores que o executarão.

ENGAJAMENTO

Sem a participação efetiva da população, Guaíra ou qualquer cidade que seja não consegue vencer a infestação do mosquito.

Por isso várias atividades de orientação e conscientização já são realizadas, com a produção de folhetos informativos, divulgação de spots de rádio, entrevistas e material eletrônico.

O enfoque da campanha publicitária é conclamar o cidadão a fazer a sua parte na luta. Refletir que se não tiver higiene, não manter suas casas quintais e terrenos livres de criadouros estará colocando a sua vida, de seus familiares e de outras pessoas em risco.

PORTAS ABERTAS

Uma dificuldade enfrentada pelas as equipes de combate a dengue é a recusa em abrir a porta, por parte de uma boa parcela da população. Isso não pode ocorrer.

Os agentes do combate estão treinados para encontrar os criadouros que passam despercebidos pelos moradores.

Na ação haverá uma grande mobilização de pessoal e veículos da Prefeitura o que facilitará a identificação do time na luta contra o Aedes aegypti.

Em caso de dúvida o cidadão pode ligar para a Secretaria de Saúde: 3332-5151, solicitando informação sobre o agente que está passando em sua casa.

É de extrema necessidade que todas as casas sejam vistoriadas. Um criadouro não eliminado pode criar mosquitos, disseminar a dengue para moradores das imediações e, iniciar uma nova infestação.

NEBULIZAÇÃO

A Sucen deve fazer a nebulização de inseticida na cidade inteira.

Como foi feito no início de 2013, no entanto o veneno só controla o mosquito adulto. Os ovos e larvas sobrevivem e dão início a uma nova geração de vetores.
Por isso é necessário uma mega operação de limpeza. Retirar os inservíveis ou inviabilizar os criadouros fixos, com higienização e tratamento.

QUALIFICAÇÃO

A regional da Sucen promoveu a qualificação dos agentes de combate dengue de Guaíra. Mais uma atividade que objetiva a intensificação do combate à doença na virada do ano. Os agentes participaram do treinamento teórico no auditório da ETA - Estação de Tratamento de Água Manoel Joaquim de Almeida -  e o treinamento prático nas suas zonas de atuação.

REFORÇO

Para incrementar o esforço conjunto contra a dengue a Prefeitura vai fazer a contratação temporária de agentes de endemias. E, aproveitando, a época em que são oferecidas vagas na frente de trabalho, os contratados deste programa social vão participar da fileira de combate ao mosquito.

Fonte Departamento de Comunicação Prefeitura de Guaíra SP

















.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário