terça-feira, 21 de outubro de 2014

Lago Maracá Guaira SP será desassoreado e terá mais uma Ilha Lago Maracá Guaira SP - - Parque Ecológico Maracá o principal Cartão Postal do Município de Guaira SP, um verdadeiro oásis - - Blog Ernani Carreira Guaira-SP

Home
Lago Maracá desassoreado

Fotos Ilha Lago Maracá Guaíra SP construção de mais Ilhas...clique

Lago Maracá será desassoreado e terá mais uma Ilha.
As máquinas da ADS Mix Locação e Logística já estão trabalhando no leito do lago Maracá fazendo o desassoreamento da calha do manancial.
A ideia é retirar os sedimentos carreados pelas enxurradas ao longo das décadas e utilizar o material no enchimento da nova ilha da lagoa, o que já era previsto no projeto original de Burle Marx.
A empreiteira estima que vá retirar 12 mil m3 de resíduos, isso subtraindo do talude da represa uma faixa de areia e argila que variará 10 cm nas margens, até 30 cm na parte mais profunda.
Com a perspectiva de chuvas a construtora estima concluir a tarefa num prazo.
As pedras que formarão a base da nova ilha foram gratuitamente cedidas por um produtor rural e a Prefeitura providenciou máquinas e caminhões para o transporte.
Este quesito não constava do rol do certame licitatório.
No entanto o depósito do sedimento para enchimento da ilhota será feito pela empresa vencedora.
Obras que estão sendo feitas mediante laudo emitido pelo Chefia de Meio Ambiente do Município e seguindo estudo realizado pelo geólogo, Antônio Saad, que  em 2008 já tinha detectado acúmulo de sedimentos no fundo do lago.
Além do material retirado do leito, a ínsula vai receber uma camada de solo de melhor qualidade, que suporta a jardinagem.
O material de assoreamento tem a fertilidade baixa e alta acidez o que inviabilizaria o paisagismo projetado por Burle Marx
Mais do que aumentar a capacidade de retenção de água, com o aprofundamento, o prefeito, Sérgio de Mello está empenhado em resgatar o projeto original do parque Maracá e na terça-feira, dia 21, engenheiros do Ministério do Turismo estiveram no parque avaliando um projeto da Prefeitura que avança mais um degrau no resguardo da ideia original, fazendo a melhoria da iluminação, instalação de lixeiras e pavimento de passarelas internas.
De acordo com o chefe de Meio Ambiente do Município, Alaor Borges Pinheiro Neto o projeto já recebeu chancela da secretaria de Turismo e o processo deve entrar em licitação no mês de  janeiro.
Os recursos para mais esta etapa de recuperação do plano original são da ordem de R$ 300 mil, oriundos do Ministério do Turismo, com a intermediação do deputado federal, Dr Ubiali.

Fonte Site Prefeitura de Guaíra SP...clique




Fotos Ilha Lago Maracá Guaíra SP construção de mais Ilhas que estavam previstas no Projeto Original do Parque Ecológico Maracá, assinado em 1984 pelo Paisagista Roberto Burle Marx...clique


Fotos Ilha Lago Maracá Guaíra SP construção de mais Ilhas...clique




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário