quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Inicio do Horário de Verão 2014 2015 - Inicio do Horário Brasileiro de Verão 2014 2015 dia 18 de outubro 2014 até 15 de fevereiro de 2015 - - Blog Ernani Carreira Guaira SP

Horário de Verão 2014 - 2015


Horário Brasileiro de Verão 2014 2015
Horário de Verão (2014-2015) terá início à zero hora do dia 18 de outubro e terminará à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2015 para o dia 22
Sábado dia 18 de outubro as 24h00, para domingo 19, as pessoas que moram nas regiões onde o Horário de Verão vigora deverão adiantar seus relógios em uma hora.

A população tem de adiantar o relógio em uma hora e a mudança segue até 15 de fevereiro de 2015.


Inicio Horário de Verão 2014: O horário de verão 2014 começa na noite de sábado dia 18 de outubro para o domingo dia 19 de outubro e os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia noite.

Final horário de Verão 2014: O horário de verão 2014 termina na noite sábado dia 15 de fevereiro para o domingo dia 21 de fevereiro e os relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da meia noite - 24h00 voltar o relógio para 23h00.
O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Como conseqüência ocorre uma maior segurança e confiabilidade operativa do sistema nas horas mais críticas, minimizando a necessidade de investimentos para atendimentos sazonais em áreas localizadas, evitando-se também a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.

A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grandes parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. 

O que é o Horário de Verão?
Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.
Qual a vantagem do Horário de Verão?
Redução do consumo de luz artificial, conseqüentemente do consumo de energia elétrica, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde.



Em quais estados se aplica o Horário de Verão?
O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).
O horário de verão foi uma ideia do famoso inventor Benjamin Franklin quando nem havia energia elétrica. Mas a idéia só foi colocada em prática pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.
No Brasil o horário de verão foi estabelecido no dia 1º de outubro de 1931, na época de Getúlio Vargas. O principal objetivo do horário de verão foi e é conscientizar as pessoas para que diminuam o consumo de energia elétrica, assim podendo aproveitar melhor a luz solar.

A 39ª edição do horário de verão terá duração de 126 dias e terminará no dia 22 de fevereiro. À 00h00 (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores de dez estados, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora.


Moradores dos dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal devem adiantar os seus relógios em uma hora à 0h deste domingo (19). Moradores das regiões Norte e Nordeste do país não participam do horário de verão.

ernaniguaira.blogspot.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário