domingo, 24 de agosto de 2014

Lago Maracá está com Oxigenação no Nível Máximo Limpeza do Lago Maracá Guaira SP - - OD Oxigênio Dissolvido - - Blog Ernani Carreira Guaira-SP

Home

Lago Maracá está com Oxigenação no Nível Máximo
*Oxigênio Dissolvido OD

Para alívio de toda população de Guaíra apesar do baixo nível a água do Lago Maracá tem oxigênio mais do que suficiente para manter a vida aquática.

As duas amostras colhidas quinta feira, dia 21, registraram valores de OD Oxigênio Dissolvido muito superiores ao nível médio para garantir a sobrevivência do bioma.

A testagem colhida do lado da Prefeitura, em água rasa, a análise registrou 7 miligramas de oxigênio por litro.

Já em local mais profundo, com amostra colhida no jirau da ilha o registro foi de 7,9 miligramas por litro.

O índice de O D para manter os peixes vivos é de 4 miligramas, o máximo é de 8 miligramas.


 
Ou seja, apesar do nível baixo e águas turvas o lago Maracá está com a oxigenação excelente.
Já o teste de DBO Demanda Bioquímica de Oxigênio realizado nas mesmas amostras deve ficar pronto na semana que vêm.
Esta análise exige que a amostra fique exposta aos reagentes por cinco dias.
O DBO mede a capacidade da água em manter o oxigênio, o que pode depender das condições fisioquímicas da água e fatores externos.
O resultado já foi informado ao vereador Natal Pereira, que solicitou o estudo, e o Deagua informou fará o monitoramento com testes semanais e os equipamentos para oxigenação mecânica ficarão a disposição para atuar caso o índice de oxigênio baixe.


LIMPEZA

O Vereador sugeriu que a Prefeitura poderia aproveitar a baixa da água e recolher os detritos do leito seco do manancial. 

Às vezes, até mais de uma vez por semana, no entanto os usuários do parque, os sem consciência, dispensam lixo mesmo com o leito seco, principalmente nos finais de semana. Jovens se reúnem a noite para confraternizações de dispensam nas margens e no leito do lago, garrafas, embalagens de salgadinhos e outros detritos.

O que o Chefe do Departamento de Parques e Jardins, Givanildo Placedino de Carvalho pede aos usuários do parque é que eles respeitem o espaço público que serve para o lazer deles mesmos, e de toda população de Guaíra.

Nós guairenses temos o maior carinho pelo Lago Maracá. É motivo de orgulho, então temos que cuidar dele, não temos do direito de dispensar detritos no lago. Os usuários devem ter a consciência de levar consigo toda sujeira produzida por eles e dispensá-las para a coleta doméstica. É ilógico a Prefeitura ter que coletar lixo dentro do lago toda semana.
arrematou Givanildo.




*Oxigênio Dissolvido (OD) é um fator limitante para manutenção da vida aquática e de processos de autodepuração em sistemas aquáticos naturais e estações de tratamento de esgotos.


Home 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário