Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2010 2018

Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2010 2018

domingo, 20 de abril de 2014

Médicos Cubanos em Guaira SP Integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal chegaram a Guaíra SP - Blog Ernani Carreira Guaira-SP

Home
Médicos Cubanos em Guaira SP
Programa Mais Médicos do Governo Federal 

PRIMEIROS 3 MÉDICOS CUBANOS CHEGAM A GUAÍRA SP
Integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal chegaram a Guaíra na quarta feira, dia 16, três médicos cubanos. O secretário de Saúde, Wilker Gléria apresentou oficialmente os doutores: Carlos Valido Samartino, Yudisleidy Ramirez Glean e Ania Jimenez Martins na quinta feira, dia 17, para o Prefeito, Sérgio de Mello. Ainda participaram da recepção aos novos médicos que vão compor a Estratégia de Saúde da Família o vice prefeito, Denir Ferreira dos Santos, a secretária da educação, Cida Ferreira, o diretor de Vigilância e Saúde, Eloi Junqueira Lelis, a presidente do Fundo Social, Selma Alves Mello, o diretor do Deagua, José Getulio de Oliveira, o Coordenador de Cultura, Pitt Dias, o Coordenador de Comunicação Cristian Sterchile, a chefe do Setor de Habitação, Márcia Angélica Vieira, provedor da Santa Casa, Dr. Edvaldo Botelho Muniz e os vereadores: João José de Oliveira, Suzete Barini e Cida Armani (todos do PT).
Há poucas horas na cidade os cubanos se mostraram impressionados com a calorosa recepção e a beleza da cidade. Ainda no gabinete do prefeito, logo após a apresentação eles admiraram o lago Maracá por um longo período. Todos são especialistas em saúde da família e já possuem experiência em várias áreas da medicina como: urgência, pediatria, ginecologia e obstetrícia, entre outras. Ania tem 38 anos, é natural de Ciego de Avila, formada há 14 anos, casada e tem uma filha de cinco anos; Carlos, nasceu em Havana, tem 45 anos, graduado em medicina há 19 anos, é casado e tem dois filhos, uma moça de 25 anos e um rapaz de 18 anos, Yudisleidy, a mais jovem tem 28 anos, é solteira e formou-se médica há cinco anos. Todos já atuaram fora de seu país natal, como Venezuela e Bolívia.
Em Guaíra os cubanos terão os salários custeados pelo Governo Federal e a Prefeitura vai oferecer em contrapartida a moradia e alimentação para os novos integrantes do quadro médico do município. Os cubanos vão passar por um período de adaptação sendo apresentados e conhecendo toda a rede de atendimento do SUS em Guaíra. A secretaria de Saúde não faz previsão de quando eles começam a atender os pacientes guairenses. Existem ainda alguns tramites burocráticos do Ministério da Saúde, no entanto o secretário, Wilker está satisfeito e confiante, já programando um plano de trabalho em rede, onde os profissionais devem trabalhar não somente no consultório, mas também exercendo a função de médico de família em outros ambientes de convivência, como por exemplo, grupos de idosos.

Fonte Site Prefeitura do Município de Guaíra-SP...clique


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário