segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Início do Horário de Verão 2013 2014 - Início Horário Brasileiro de Verão - Blog Ernani Carreira Guaira SP

Home
Início do Horário de Verão 2014 - 2015

(( clique ))


Início do Horário de Verão 2013 - 2014

Horário de Verão 2013-2014 começa no dia 20 de outubro


Horário Brasileiro de Verão

Horário de Verão 2013 - 2014 terá início à zero hora do dia 20 de outubro e terminará à zero hora do dia 16 de fevereiro de 2014.
Sábado dia 19-10 as 24h00, para domingo 20, as pessoas que moram nas regiões onde o Horário de Verão vigora deverão adiantar seus relógios em uma hora.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o início do Horário de Verão para às 00h00 do dia 20 de outubro de 2013.
Neste período, moradores de Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora.

O Estado da Bahia novamente não fará parte do programa este ano, conforme confirmou o Governador Baiano Jaques Wagner.


Fim do Horário de Verão 2013-2014

No dia 16 de fevereiro de 2014, os relógios serão atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão.

Como ficam os estados:

Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:

- 2h00 - Os Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília.
- 1h00 - Os Estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
0h00 - As Regiões Sul e Sudeste, mais o estado de Goiás, adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.

Começa à zero hora de 20/10/2013 até zero hora de 16/02/2014

O que é o Horário de Verão?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.
Qual a vantagem do Horário de Verão?

Redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.
No início do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo, você deve adiantar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para "uma hora". Nesse ajuste você "perde" uma hora do seu tempo...
     -  

No fim do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as "onze horas". Você ganha uma hora e pode aumenta o happy-hour por pelo menos mais uma hora...
Você sabia?
Horário de verão, em inglês, é chamado "Daylight Saving Time".
Que apesar do incômodo mais de 70% da população aprova a medida.
Uma pesquisa constatou que as horas a mais de luz no final do dia permitiu o aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores.
O tempo para adaptar-se ao Horário de Verão é de oito dias.
O primeiro Horário de Verão no Brasil foi em 1931.
Desde 1985, o Presidente instituía, anualmente, por decreto, o período do Horário de Verão. Isso acabou em 2008 com o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008.

    Home
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário